Educação para Sociedade Inovadora e Altamente Qualificada

Reunião Técnica 10 de Março de 2020 às 10:25 Sem transmissão
Transmissão ao vivo na sala em andamento.

Educação para Sociedade Inovadora e Altamente Qualificada

Reunião Técnica 10 de Março de 2020 às 10:25 Sem transmissão

Transmissão prevista para 10 de Março de 2020 às 10:25.

Transmissão Prevista 104 visitantes
  • Reunião cidades inteligentes Educação da População

Pauta

56ª Legislatura - 2ª Sessão Legislativa Ordinária

Reunião Temática do Grupo de Estudos CIDADES INTELIGENTES

P A U T A
O objetivo da Reunião é debater sobre Educação para Sociedade Inovadora e Altamente Qualificada - Educação da população em geral.

Esta reunião será dedicada à apresentação de diagnósticos, pesquisas, levantamentos de demandas, programas, projetos e ações, sugestões e críticas relacionados aos desafios na área de educação, formação profissional e capacitação tecnológica, impostos pela transformação digital e pelos novos paradigmas de sociedade, economia e mercado que estão se formando.

A apresentação, portanto, pode ser tão ampla quanto necessária, de forma a contribuir para o esclarecimento dos rumos para a superação do atraso educacional e das deficiências na capacitação tecnológica, e discorrer sobre assuntos desde, por exemplo, políticas de educação básica e superior, currículo e formação de professores, inclusão digital e conectividade nas escolas, metodologias inovadoras de ensino, até novos arranjos educacionais e parcerias entre o público e o privado.

O estudo tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, segurança, mobilidade, educação e serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas. Espera-se conhecer projetos com aplicações práticas de soluções tecnológicas disponíveis na integração dos serviços públicos visando à solução de problemas e o desenvolvimento urbano nas cidades.

O propósito da reunião é saber como essas soluções influenciaram as experiências práticas realizadas em municípios para subsidiar o estudo sobre Cidades Inteligentes que está sendo desenvolvido na Câmara dos Deputados.

Trata-se de um dos densos temas conduzidos pelo CEDES - Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados.

A publicação que irá compilar os debates, discussões e conhecimento adquirido e que será lançada no final do estudo pretende ser uma referência para a administração municipal que dentro de sua realidade, irá entender as ações que se aplicam. Com a realização deste estudo espera-se contribuir para a potencialização desse debate na agenda legislativa além de romper barreiras que precisam ser resolvidas, como fomento aos atores, compartilhamento de experiências, construção de legislações adequadas, entre outros.

RELATORES:
Deputado FRANCISCO JR (PSD/GO)
Deputado HAROLDO CATHEDRAL (PSD/RR)
Deputada ANGELA AMIN (PP/SC)
Deputado EDUARDO BRAIDE (PODE/MA)

PALESTRANTES CONVIDADOS:
- Cláudio Benedito Silva Furtado Secretário de Estado da Educação e Ciência e Tecnologia da Paraíba
- José Marques Aurélio de Souza - Vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime/Ceará e Dirigente Municipal de Educação de Jucás/ CE
- LúciaGomes Vieira Dellagnelo -Presidente Centro de Inovação para a Educação Brasileira - CIEB

Organização

CEDES - Centro de Estudos e Debates Estratégicos