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12:12
Robson Ribeiro Advogado:
Bom dia! Parabéns a todos os envolvidos e em especial ao Movimento Vou de Túnel e a nossa Deputada Rosana Vale.
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12:00
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
Infelizmente, me parece que a SLT-SP não parece disposta a discutir amplamente com a sociedade essa proposta de aditivo da concessão. A concessionária, naturalmente, menos ainda
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11:59
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
"Interesse público" não pode ser usado como desculpa, bastante conveniente, para patrocínio de interesses privados que são custeados por toda a sociedade, direta ou indiretamente
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11:58
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
A solução é simples: submeta ambas as alternativas a consulta pública. Veremos aí o que a população efetivamente espera, e não discurso burocrático de quem se diz defensor do interesse público
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11:56
Sidney Vilar Rodrigues Filho:
A PIANC foi amplamente estudada no projeto da Ponte, onde a PIANC não proíbe a construção de pontes, e sim indica "folgas" tanto na altura, quanto na largura, o que o projeto atende plenamente.
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11:53
Sidney Vilar Rodrigues Filho:
O gabarito de 85 metros atende qualquer ampliação dos navios conteiner, ue conforme estudos internacionais demonstram que chegarão no máximo a 71,1 metros. Hoje os navios de 336, possuem altura de 48,2 metros; o de 366, altura de 54,2 metros, sendo o de 400, altura de 65,2 metros
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11:51
Sidney Vilar Rodrigues Filho:
A USP junto com a Praticagem e Marinha estudou as manobras. O estudo mostra que não há risco, além de não alterar nenhuma restrição existente, muito menos em aumentar os rebocadores. Não podemos esquecer que a Ponte está no fundo de um canal, sinuoso e com largura de 230 metros, sendo o vão da Ponte com 750 metros.
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11:44
Adilson Luiz Goncalves:
A ponte, quanto mais alta, mais ocupa espaço terrestre. Isso também deve ser avaliado.
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11:43
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
Reequilibrar um contrato defasado, que remonta aos anos 1990? Esta concessão deve ser relicitada
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11:42
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
Irônico o secretário falar de não defender interesse privado. O mesmo raciocínio vale para a proposta que ele defende, de encampar a ideia da Ecovias?
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11:41
Adilson Luiz Goncalves:
A USP também estudou o túnel.
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11:32
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
Obviamente, do ponto de vista do agente privado, a concessionária Ecovias está numa situação bastante confortável perante o futuro operador do porto
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11:31
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
É importante que o rigor técnico e a responsabilidade socieconômica predominem neste debate. Nota-se ligeira inclinação política na fala de alguns ministrantes, que pregam a coexistência de duas infraestruturas bilionárias numa mesma região de influência. Investidor algum vai captar dinheiro no mercado para construir um túnel que sofrerá concorrência direta de outro empreendimento, cujo custeio é livre de risco, posto que realizado à custa dos usuários do sistema Anchieta-Imigrantes, os quais não têm outra alternativa para acesso rodoviário à região
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11:22
Jose Santaella Redorat Jr:
Mais uma vez, assunto de suma importância para a cidade e o prefeito ausente da discussão! Lamentável...
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11:20
Adilson Luiz Goncalves:
Prestes Maia, na década de 1950, já havia sugerido três ligações secas, ratificadas pelo estudo da DERSA, inclusive indicando a intermediária como a mais indicada, e por via túnel.
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11:20
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
Não existe investimento do concessionário, existe investimento do usuário. Não custa lembrar que a Ecovias pratica uma das mais elevadas tarifas de pedágio do país
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11:19
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
A tendência é que ambos trabalhem com demanda aquém da projetada, ou que pelo menos um dos ativos se torne desnecessário
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11:18
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
O Sr. Mauro, possivelmente, desconhece a expressão sunk costs (custos afundados). Não é economicamente viável despender voltosas quantias em projetos de infraestrutura que, numa mesma região de abrangência, atuam de forma predatória
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11:18
Jose Santaella Redorat Jr:
O traçado proposto traz muito menos impacto social sob o ponto de vista da menor area possível a ser desapropriada.....este custo social foi extremamente subjugado no projeto DERSA anterior....a comunidade deve ser envolvida no processo!
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11:07
ERNESTO HENRIQUES DA COSTA JUNIOR:
Parabéns à engenharia da SPA pelo novo traçado proposto.
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11:06
Adilson Luiz Goncalves:
O complexo de Oresünd, ligando Dinamarca e Suécia, e o acesso ao aeroporto de Hong Kong são exemplos de túneis subaquáticos modulares.
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11:04
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
Não consigo vislumbrar vantagem alguma na ponte, e o Sr. Secretário Octaviano gastou seu tempo de fala apenas pra lamentar a recusa do projeto, em vez de demonstrar a possível superioridade técnica e econômica do empreendimento
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11:03
ERNESTO HENRIQUES DA COSTA JUNIOR:
Indubitavelmente, do ponto de vista de engenharia e de mobilidade do cidadão, o túnel é a melhor opção. Entendo também, que o empreendimento deva ser custeado dentro dos investimentos relativos a concessão do Porto de Santos.
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11:03
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
Fica a impressão que o único "interesse público" que a ponte da Ecovias atende é o da própria concessionária
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11:00
Adilson Luiz Goncalves:
Estrategicamente, o túnel está melhor localizado, inclusive no âmbito da mobilidade regional, não impedindo o acesso à área continental de Santos e outros locais com potencial para expansão portuária e retroportuária.
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10:56
Adilson Luiz Goncalves:
400 m só com dragagem de aprofundamento.
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10:56
Adilson Luiz Goncalves:
Também sofrerá a competição cada vez maior com Porto de Açu, Itapoá e, futuramente, com Porto Central.
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10:55
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
Sobrecarregar os usuários de uma das concessões mais caras do país, o sistema Anchieta-Imigrantes, com o encargo de custear a ponte que sequer vão usar é de um desrespeito descomunal
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10:54
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
Excelente fala a do Sr. Casemiro. Botou o dedo na ferida, deixando a retórica oficial de lado, trazendo à luz reais intenções por detrás de decisões políticas
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10:41
ADALBERTO FERREIRA DA SILVA:
Assunto de relevante importância, deve mesmo ser discutido o máximo possível. Louve-se a disposição dos envolvidos em explicitar as razões técnicas que os levam a defender suas posições.
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10:31
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
O túnel parece ser a única proposta realmente multimodal: rodoviário, ferroviário e cicloviário num mesmo projeto
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10:31
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
Sim, trata-se de valiosa contribuição para a expertise da engenharia nacional
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10:30
André Luis Neiva:
Para o transporte rodoviário de cargas a melhor alternativa é o túnel.
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10:27
Adilson Luiz Goncalves:
A solução túnel subaquático também implica transferência de tecnologia.
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10:26
elias junior Carneiro:
MUITO IMPORTANTE AUDIENCIA PUBLICA E MOSTRA AO BRASIIL A IMPORTANCIA DA REGIÃO GEO POLITICA MAIS VITAL A PATRIA.
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10:26
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
Se é a sociedade quem custeará a ligação seca, é imprescindível que seja escolhida a alternativa que reúna a melhor relação custo x benefício: orçamento, abrangência, multimodalidade e não interferência na atividade e expansão portuária e aeroportuária.
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10:24
elias junior Carneiro:
PARABENS INICIATIVA.
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10:15
Maria Cristina Gontijo:
Bom dia! Parabéns a todos os envolvidos e em especial ao Movimento Vou de Túnel e a Deputada Rosana Vale. Discussão e projeto essencial para o desenvolvimento e a mobilidade da região da Baixada Santista
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10:10
Artur Felipe do Nascimento Taveira:
Bom dia! Que seja um evento produtivo, com informações claras e precisas para a população interessada!
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10:10
elias junior Carneiro:
SRS. QUERO MANIFETAR MINHA OPINIAO POR SER FAVORAVEL AO TUNEL... MENOS IMPACTO SOCIAL E ECONOMICO APRA O FUTURO.... NINGUEM SABE QUEAL SERA O TAMANHO DOS NAVIOS NO FUTURO. ELIAS CARNEIRO EM BRASILIA DF.
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10:09
Adilson Luiz Goncalves:
Bom dia! Boa Audiência a todos!
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09:45
Comissão de Viação e Transportes:
Bom dia! Em instantes, iniciaremos a audiência pública.
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09:39
e-Democracia:
A partir de agora você já pode enviar perguntas para esta audiência pública ou votar nas que já foram feitas. É só fazer login. Lembre-se: as perguntas mais votadas, relacionadas ao tema em discussão, têm mais chances de serem respondidas. E se não tiver cadastro ainda, basta criar um, clicando no botão entrar/cadastrar no canto direito da parte superior da página. Caso não consiga acompanhar a audiência, não se preocupe! A gravação e as respostas ficarão disponíveis aqui no portal e-democracia.