FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
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Transmitido
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Pauta
56ª Legislatura - 3ª Sessão Legislativa Ordinária
Audiência Pública do Grupo de Estudos
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO
TEMA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICS, BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC E METODOLOGIAS DE ENSINO INOVADORAS
P A U T A
O objetivo da reunião é a apresentação de informações e debate sobre diretrizes, planos e programas para formação dos professores da educação básica, com ênfase nos seguintes itens:
1. Atualização das diretrizes curriculares dos cursos superiores de formação docente para a inclusão ou aperfeiçoamento de tópicos relacionados a TICs, a metodologias de ensino inovadoras e à cultura digital, bem como avaliações acerca de eventuais atualizações necessárias na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
2. Dificuldades enfrentadas pelos professores, gestores e pelos sistemas de ensino estaduais e municipais na:
a. formação inicial e continuada para o uso de TICs na educação e de metodologias de ensino inovadoras e implementação da BNCC quando esta trata de cultura digital
b. no desenvolvimento de TICs e metodologias de ensino inovadoras em sala de aula
3. Análise crítica e perspectivas das estratégias em andamento para a formação inicial e continuada para o uso de TICs na educação, de metodologias de ensino inovadoras
4. Exemplos de boas práticas ou modelos de sucesso.
O estudo tem como foco identificar os pilares de uma política nacional de tecnologia na educação, a partir da elaboração dos fundamentos normativos da transformação digital na educação. Acreditamos que o momento para esse estudo é mais do que oportuno, face ao desafio da aprendizagem, às atividades de utilização da tecnologia no processo educacional e às grandes dificuldades de a educação e as escolas lidarem com as tecnologias e com as diferentes metodologias, fatores que, agora no período da pandemia, colocaram-se ainda mais gritantes e ampliaram-se inclusive nas relações de desigualdade. Então, é preciso aprofundar o estudo na formação docente nesse recorte.
DATA: 5/08/2021 (quinta-feira)
HORÁRIO: 15h00
LOCAL: PLENÁRIO 10 - Sala virtual do ZOOM e E-democracia (virtual) https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2101
PALESTRANTES CONVIDADOS:
- Maria Luciana da Silva Nóbrega - Coordenadora-Geral de Gestão Estratégica da Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação - MEC
- Mozart Neves Ramos - Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE)
- Alípio Dias dos Santos Neto - Secretário de Controle Externo da Educação do Tribunal de Contas da União (TCU)
- Luiz Miguel Martins Garcia - Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
- Claudio Benedito Silva Furtado - Secretário de Estado da Educação da Paraíba representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED
- Heleno Manoel Gomes Araújo Filho - Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
-Anízio Santos de Melo - Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará e nas Secretarias ou Departamentos de Educação e/ou Cultura dos Municípios do Ceará (APEOC)
RELATORES:
Deputada Ângela Amin (PP/SC)
Deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO)
Organização
CEDES - Centro de Estudos e Debates Estratégicos