Por que essa interrupação no processo de avaliação? Não se mudam as regras do jogo no final da partida! Sou favorável à conclusão do processo que vem sendo trabalho no quadriênio. Que se respeitem as regras até aqui estabelecidas. Para o próximo quadriênio podem ser revistas com os experts.
Por que a Capes utiliza a produtividade para avaliar a qualidade dos programas sem levar em consideração seus recursos? Vejam: http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/25-a-avaliacao-da-capes-avalia-de-fato-a-qualidade-dos-programas-de-pos-graduacao/
Qual é o posicionamento da CAPES diante do não pagamento das bolsas vinculadas ao Pibid e a Residência pedagógica? (60 mil bolsas foram afetadas).
Como a presidência da CAPES pretende eleger os novos membros do CTC em 2022? Obedecerá à lista tríplice de cada área, isto é, obedecerá, por ordem, aos nomes escolhidos pelas suas respectivas áreas? Ou não obedecerá a esta ordem e criará sua própria ordem? Ou indicará nomes fora da lista?
A avaliação da CAPES poderia levar em consideração os recursos disponibilozados para cada PPG ? Ao invés de apenas a produção, tendo em vista os eminentes cortes, que deixam os discentes cada vez mais desanimados em produzir.
Que criterios serao adotados para a Avaliação Quadrienal? Aqueles anunciados e assumidos pelos PPGs ao longo do quadrienio ou novos critérios, distintos daqueles que pautaram o planejamento e discutidos nas Áreas?
Esta Avaliação Quadrienal 2017 -2000 vem sendo discutida e preparada de forma democrática desde o começo do quadriênio com ampla participação das instâncias da CAPES e dos programas de pós-graduação do país. Quais serão as consequências para o SNPG com a suspensão desta Avaliação Quadrienal?
Como a CAPES pretende, em curto prazo, equacionar a questão da continuidade da Avaliação Quadrienal de forma a honrar com os trabalhos já realizados por todas as áreas nos quesitos e planilhas elaboradas? E como será a coleta de 2021, lembrando da proposta de supressão e junção com 2022?
O que será feito afinal das bolsas PNPD que estão BLOQUEADAS? Há mais de um ano, os PPGs passaram a ter as bolsas PNPD bloqueadas no momento em que tiveram que desvincular seus bolsistas que passaram a ter um destino melhor. PPGs não podem indicar outros bolsistas. PNPD praticamente parado. Por quê?
O Plano Nacional de Pós-Graduação estabelece horizontes para todo SNPG. Eu pediria à Profa Claudia de Toledo que nos atualizasse a respeito da elaboração Plano 2021-2030.
Qual o compromisso do governo federal em termos da proposição de um projeto nacional de Estado para a educação, ciência e tecnologia, que dê sentido, coerência e sinergia ao sistema Capes-CNPq, e oriente as diretrizes da avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil?
As bases de periódicos internacionais em que a avaliação está em parte atrelada seguem a lógica do capital, dominadas por grandes corporações como Elsevier, Springer, Wiley-Blackwell, Taylor & Francis, e Sage, um oligopólio de cartas marcadas muito criticado. Há questionamento sobre isso na CAPES?
Complementando: Quais são as estratégias da CAPES para fomentar os PPG de universidades comunitárias, que são avaliados com os mesmos critérios que as IES públicas, que tem fomento próprio para seus PPG?
As ICES são públicas por natureza, segundo a Lei nº 12.881.
Aos representantes da comunidade da pós, a questão jurídica da (in)constitucionalidade não deveria ser discutida para além das contingências de maior ou menor adaptação de cada programa ou outros argumentos “consequencialistas” postos em cena, diga-se, pelos programas mais privilegiados?
Com a popularização da internet, praticamente todas as revistas científicas evoluíram para plataformas online, o que nivelou a disponibilidade das publicações entre elas. Dado que todas possuem critérios para seleção e revisão, não seria incoerente manter um sistema de classificação como o qualis?
Quero deixar registrado que sou a favor de uma avaliação bianual para todos os professores. Sou a favor de uma reformulação na atuação do CAPES. Sou a favor de uma escola sem partidos em todos os níveis de educação. O debate e a argumentação devem ser incentivados, sem ideologia política.
Apesar da internacionalização dos PPGs e da evolução da Ciência nacional, os discentes recebem bolsas com o mesmo valor há quase 15 anos: Doutorado (R$ 2.200,00), Mestrado (1.500,00). Qual é o planejamento da CAPES para reajustar as bolsas de estudo?
Como a dissolução do Conselho Técnico-Científico (CTC), que é responsável por avaliar os programas de pós-graduação, impactará na avaliação quadrienal 2017-2020?
A CAPES não deu sequencia ao histórico de avaliação, induziu a toda a comunidade a preparar relatório de 4 anos em uma base conhecida embora polêmica, e alocou 2021 para avaliação quadrienal e definir os referenciais para a avaliação multidimensional a iniciar. Nada andou, que planejamento é esse?
A audiência sobre a Avaliação Quadrienal (2017-2020) e a atuação da Capes será transmitida pelo youtube?
Gostaria de entender como a CAPES entende o texto do artigo 207 da constituição, que dispõe sobre a "autonomia universitária". Em particular, dado o tema da audiência, gostaria de compreender como o processo avaliativo atual, sendo extemporâneo e retroativo, lida com essa noção de autonomia. Grato.
Vejam: http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/25-a-avaliacao-da-capes-avalia-de-fato-a-qualidade-dos-programas-de-pos-graduacao/
Quando a CAPES reativará as bolsas do PNPD?
Deputado Rogério foi ótima a iniciativa, pena que não chamou os servidores da Capes que têm sua opinião sobre o que está ocorrendo na CAPES e na Avaliação Quadrienal atualmente em curso. A ASCAPES está à disposição para o debate!
Gostaria de sugerir fortemente que na próxima audiência pública que os servidores da Capes sejam escutados e respeitados! O Sistema Nacional de Pós-Graduação é composto por alunos, professores, pesquisadores e GESTORES. Onde estão os gestores?
Qual a ação da Capes contra o corte para C&T sancionado pelo Bolsonaro?
Como o Ministério Público vê essa paralisação no processo de avaliação da pós-graduação?
Esta paralisação não trará prejuízos irreparáveis para o país?
Já tem uma data prevista para a aprovação da PL 17/2021??
Por que não realizar uma consulta aos coordenadores de PPG para a indicação dos nomes dos membros do CTC? Por que os PPG não participam da formação dessa lista?
Quais são as estratégias da CAPES para fomentar os PPG de universidades comunitárias, que são avaliados com os mesmos critérios que as IES publicas, que tem fomento próprio para seus PPG.
Qual é o plano da CAPES para a ampliação do número de bolsas e do valor das bolsas e auxilios aos programas? Esse pode ser o tema de outra audiência.
Considerando a presente instabilidade jurídica, mas o rigor da avaliação existente, consulto se as avaliações técnicas que gerarem nota aos PPGs que seja objeto de recurso, no qual seja mantida a avaliação técnica, se o recurso final à Presidência irá contra aos pareces técnicos, como já ocorrido.
Gostaria que a presidenta da CAPES falasse sobre a PL17/2021.
Daniel, a avaliação de um periódico não é feita por disponibilidade na internet mas, sobretudo, pela qualidade das bases de dados às quais os periódicos estão indexados. As bases já avaliam as revistas, que estabelecem metas para o aprimoramento, seguindo os indicadores das bases.
A Associação dos Servidores da Capes - ASCAPES, o Sindicato Nacional de Gestores em C&T - SindGCT e o Fórum Nacional de C&T NÃO ESTÃO PRESENTES! Onde estão os gestores?