CTASP - Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público
Audiência Pública realizada em 24 de Maio de 2022 às 12:36
Há duas questões importantes. A primeira é o auxílio alimentação do executivo, que é de apenas 458 reais, sendo que a cesta básica hoje no Brasil custa algo entre 700 e 800 reais. A outra é a indenização que devemos receber por termos trabalhado remoto às nossas próprias custas.
Dar um reajuste na base de 8% + um reajuste no vale alimentação em torno de R$ 600,00 para todos. Acredito que agradaria boa parte do funcionalismo e o impacto gerado seria bem menor do que reajuste no salário em si.
Gostaria de saber quando será efetivamente aplicada a Lei nº 10331/2001, concedendo anualmente, no mês de janeiro, a revisão das remunerações dos servidores federais?
Qual a probabilidade de o reajuste linear (5%) ser aprovado?
Gostaria de fazer a seguinte sugestão. Dar um reajuste na base de 8% + um reajuste no vale alimentação em torno de R$ 600,00 para todos. Acredito que agradaria boa parte do funcionalismo e o impacto gerado seria bem menor do que reajuste no salário em si.
Em 2022, as consequências da pandemia ja eram conhecidas. Antes de 4 de abril, a guerra Ucrania/Russia ja tinha sido deflagrada. Por que não foi pensado para os servidores públicos e aposentados um reajuste para minimizar o impacto da pandemia e guerra sobre eles antes da trava eleitoral?
Foi disponibilizado na pandemia mais de $ 1 trilhão para bancos. Verbas secretas de relatoria de emendas e fundão ultrapassam os $95 bi. Vivemos a maior concentração de renda da história e arrecadação recorde. Existe possibilidade de revisão destas verbas para corrigir as injustiças com o servidor?
As consequências da pandemia e guerra agravaram a situação dos servidores que sem reajustes também ficaram de fora da MP1106, foram retirados, e muitos ficaram em uma situação delicada em um momento delicado, pois ficaram com margens negativadas. Percebe-se que houve uma ofensiva gratuita maldosa.
O diálogo não pode se dar à parte da pretensão dos magistrados e MP de obter o reajuste pelo modo camuflado de quinquênios pela PEC 63 que acarretará o aumento de 35% para todos (considera até o período trabalhado antes do concurso para o adicional falsamente indenizatório (indenizar o que?).
O governo precisa abrir negociação com os servidores, São eles que implementam as políticas públicas junto à sociedade e as perdas inflacionárias são enormes e os 5 % divulgados pela imprensa, não atendem minimamente o que foi perdido.
Além dos 5% que é o mínimo, já que não temos outra alternativa, o governo precisa urgentemente igualar o auxílio alimentação do executivo ao do judiciário e legislativo, é uma vergonha tanta disparidade entre os poderes. Sem falar em outros auxílios e benesses que o executivo fica bem atrás......
As preocupações inflacionárias aumentaram em todo o mundo. Promove insegurança alimentar, de saúde, de educação e de arrecadação. Há o risco de uma nova pandemia da varíola. É necessário rever auxílio aliment., saúde e diárias. Os 5% não serão suficientes. Quais são as saídas na mesa?
Ativos não pararam na pandemia e juntamente com os inativos sentiram sua renda defasar em mais de 40%. Havia previsibilidade de danos pos pandemia e guerra. Ainda há recursos de ministérios e de verbas de relatoria, mas há a trava eleitoral. Como corrigir isso?
Muitos seguimentos obtiveram benefícios de créditode até 0,2% a.m. E suspenção de financiamentos por até 6 meses. Por que os servidores ficaram de fora e o que pode ser feito para corrigir ? Não há impacto nos cofres públicos. A MP1106 foi prorrogada e servidores continuam negativados a quase 120 d.
As consequências da pandemia e guerra agravaram a defasagem salarial em mais de 40%. Por que não foi pensado para os servidores públicos e aposentados um reajuste para minimizar o impacto do empobrecimento decorrente da inflação e de problemas de saúdes enfrentados por servidores e seus familiares?
servidores da Saúde Federal, que atuaram durante toda pandemia, muitos perderam a vida trabalhando, estão sem reajuste há 8 anos!!! Mais 40% de defasagem salarial. Ainda tivemos nossa insalubridade retirada!! Ninguém vai defender os profissionais da saúde??
Será que apenas as carreiras policiais são importantes para o país??
gostaria de saber dos nobres deputados sobre a restruturação de carreira dos técnicos de fiscalização federal agropecuária do ministério da agricultura pecuária abastecimento mapa como está as negociação ?
Outra coisa, atendam as solicitações dos servidores civis, os militares não precisam ganhar nada agora, pois já tiveram um belo aumento e muitas regalias e benesses atendidas.
Gostaria de fazer a seguinte sugestão.
Havia previsibilidade de danos em virtude da pandemia. Tanto que BC se antecipou um ano antes nos livrando da hiperinflação. O próprio ministro Guedes sabe da defasagem de mais de 40% da renda, que falou publicamente sobre isso. Como corrigir a ofensiva gratuita contra o servidor e aposentado?
Não podemos deixar de mencionar as diárias que se encontram tão defasadas que hj o servidor muitas vezes paga para trabalhar e não deixa de fazê-lo. O que é possível fazer para corrigir estas injustiças?
Parabenizo o BC que atuou pelo Brasil. Nos livrou de uma hiperinflação, graças a capacidade técnica do presidente do BC e de seus servidores, e de sua independência. Antes de 4 de abril, a guerra ja tinha sido deflagrada agravando os efeitos da pandemia. Por que empurraram esta questão para depois?