-
11:44
Fábio:
Concordo com o Deputado Luiz Ovando, precisa-se de uma maior fiscalização.
-
10:35
Renata Oliveira Rufino:
Alysson, além disto, a população que opta pelo e-commerce por si só já possui mais conhecimento e autonomia. Quem é prejudicado por uma decisão como essa é a parcela mais carente e hipossuficiente da população, que não possuem acesso à ampla informação, à internet, etc.
-
10:25
Alysson Augusto:
Estávamos em pandemia, o e-commerce foi NECESSÁRIO para evitar que as pessoas tenham acesso as medicações sem saírem de casa e, até onde eu tenho conhecimento, as drogarias que oferecem essa opção contam com a orientação farmacêutica a distância!
-
10:25
Danilo Moreira Fagundes:
Justamente por achar que é seguro e com baixo risco já é motivo suficiente de não ter venda de MIPs em Supermecados. Encerro por aqui minha participação.
-
10:23
Alysson Augusto:
O doutor desconsidera que a população não tem conhecimento suficiente para utilização empírica dos medicamentos isentos de prescrição. O princípio do autocuidado é importantíssimo desde que a população tenha acesso a esse conhecimento.
-
10:23
Danilo Moreira Fagundes:
Ciente de sua responsabilidade com a saúde e o bem-estar dos clientes, o “Farmacêutico 40 Horas” vem para agregar ainda mais ao atendimento farmacêutico prestado em loja. Atualmente, a rede emprega mais de 2.000 farmacêuticos, sendo uma das empresas que mais contratam esse profissional no País. “O serviço não substitui o profissional farmacêutico presente em todas nossas lojas. A intenção é oferecer ao cliente a conveniência de poder solucionar dúvidas de maneira ágil sem necessidade de se deslocar até a loja, seja por uma impossibilidade do cliente, ou até mesmo em horário que a loja está fechada. O nome do serviço se dá exatamente em razão dessa disponibilidade adicional, de atendimento farmacêutico disponível 16 horas por dia em nossas lojas e 24 horas por dia via telefone”, enfatiza Freitas.
-
10:23
Danilo Moreira Fagundes:
Sobre venda e-comerce as redes disponibilizam:
-
10:17
Danilo Moreira Fagundes:
Segue definição de automedicação e relaciona com o comentário: É o ato de tomar remédios por conta própria, sem orientação médica.
A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas pode trazer conseqüências mais graves do que se imagina.
O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada, pois o uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.
Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.
O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.
Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios. Todo medicamento possui riscos que são os efeitos colaterais.
Causas da automedicação
A variedade de produtos fabricados pela indústria farmacêutica, a facilidade de comercialização de remédios e a própria cultura e comodidade assimilada pela sociedade que vê na farmácia um local onde se vende de tudo; a grande variedade de informações médicas disponíveis, sobretudo em sites, blogs e redes sociais, também está entre os fatores que contribuem para a automedicação.
-
10:17
Danilo Moreira Fagundes:
"Baixissimo risco"?
-
10:15
Danilo Moreira Fagundes:
https://ictq.com.br/varejo-farmaceutico/593-como-funciona-a-profissao-farmaceutica-nos-estados-unidos#:~:text=O%20pa%C3%ADs%20acredita%20que%20%C3%A9,fornecida%20pelos%20servi%C3%A7os%20de%20sa%C3%BAde.&text=Nos%20EUA%20existem%20as%20drugstores,n%C3%A3o%20ter%20uma%20farm%C3%A1cia%20anexa.
-
10:11
Danilo Moreira Fagundes:
O paracetamol é considerado hepatotóxico e pode promover uma lesão hepatocelular através de três mecanismos, ocorrendo de maneira independente ou em associação. A forma mais comum de hepatotoxicidade é a “overdose” (ingestão de doses superiores a 10 g em adultos e até 150 mg/ kg em crianças).
-
10:11
Danilo Moreira Fagundes:
Vale lembrar que medicamento tem interação com Bebidas alcóolicas, o paracetamol citado pelo senhor Fabrício é o exemplo de interação grave com bebidas alcóolicas.
-
10:04
Danilo Moreira Fagundes:
A prescrição farmacêutica nos Estados Unidos
As leis são diferentes em cada estado americano. Há 45 estados que permitem que o farmacêutico emita receitas com acordos firmados com profissionais habilitados pela pratica médica. O país acredita que é necessário o farmacêutico ser parte do sistema de saúde. Em alguns estados da federação o farmacêutico prescreve medicamentos de uma lista fornecida pelos serviços de saúde.
-
10:03
Danilo Moreira Fagundes:
Mips tem graves interações e toxicidade, Dipirona, Paracetamol, Ibuprofeno, até antiácidos que não tem absorção possui interação com medicamento anti hipertensivo diminuindo a absorção do mesmo e prejudicando o tratamento do paciente. Essa PL é total retrocesso sanitário.
-
09:59
Danilo Moreira Fagundes:
Supermercados com venda de medicamentos, só deve acontecer quando o mesmo alugue um espaço para que uma drogaria seja aberta, seguindo todas as legislações sanitárias.
-
09:59
evertoni:
Pela logica dos supermercadistas e ministerio da economia, que alegam facilidade no acesso de Mips, bastaria as UBS colocarem gondolas para a populacao retirar gratuitamente os medicamentos. Atualmente todos os municípios contam com farmácias publicas e exigem receita para dispensação de Mips.
-
09:58
Danilo Moreira Fagundes:
Em 2020 o CFF relatou ter cadastradas no país 89.879
-
09:57
Danilo Moreira Fagundes:
Exemplo de medicamentos isentos de prescrição que diz não ter toxidade: a Dipirona por exemplo é proibida em aproximadamente 33 países, até porque diminui globulos vermelhos brancos, interações com inúmeros medicamentos. Já estamos a tempo em busca de MIPs com Tarja Azul, Prescrição Farmacêutica. Em relação a venda online, sites e app de farmácias, os estabelecemintos tem farmacêuticos em atendimento por telefone para dúvidas, esclarecimentos.
-
09:40
evertoni:
09:26 28/06/2022
Os representantes dos supermercados e ministério da economia desconhecem e desconsideram todo o RISCO SANITÁRIO a RESPONSABILIDADE TÉCNICA e o CDC com os DIREITOS DOS CONSUMIDORES VULNERÁVEIS, propondo liberar medicamentos em gôndolas de mercadinhos, padarias, lojas de conveniência...
-
14:24
e-Democracia:
A partir de agora você já pode enviar perguntas para esta audiência pública ou votar nas que já foram feitas. É só fazer login. Lembre-se: as perguntas mais votadas, relacionadas ao tema em discussão, têm mais chances de serem respondidas. E se não tiver cadastro ainda, basta criar um, clicando no botão entrar/cadastrar no canto direito da parte superior da página. Caso não consiga acompanhar a audiência, não se preocupe! A gravação e as respostas ficarão disponíveis aqui no portal e-democracia.