Cadastrar

Ao se cadastrar no e-Democracia você concorda com nossos Termos de Serviço

Mostrar Senha
Sou estrangeiro

Pergunte aos Deputados

Faça sua pergunta ou apoie outra já feita. As perguntas mais votadas serão encaminhadas à Mesa para serem respondidas.

  • Maria Cavalcante Vicente 08:49 04/10/2017

    Parabenizo aos deputados(as) pela oportunidade do debate, mas que isso não fique somente nesta esfera do debate que os parlamentares exerçam seu poder e efetivem leis que propiciem a acessibilidade nas cidades, e que o poder publico seja mais eficaz nas políticas urbanas para uma cidade para todos.

    Pergunta Respondida
    1
  • Maria Cavalcante Vicente 08:45 04/10/2017

    A Falta de Acessibilidade nos espaços urbanos, tem feito com as pessoas ao envelhecer deixem de sair de suas casas, se isolando na vida na comunidade, o que provoca males como a depressão e a redução drástica da mobilidade, as pessoas que se desafiam a sair de casa enfrenta, desníveis em calçadas.

    Pergunta Respondida
    1
  • Maria Cavalcante Vicente 08:42 04/10/2017

    Os conselhos de Direitos do Idoso no Brasil, não estão exercendo seu papel de agente fiscalizador dos Direitos do Idoso, constantes na Constituição Federal, Estatuto do Idoso e outras leis, o que falta a estes conselhos para que possam ser um agente fiscalizador?

    Pergunta Respondida
    1
  • Maria Cavalcante Vicente 08:39 04/10/2017

    A NBR 9050 traz todos as especificações para garantir a acessibilidade inclusive para os espaços urbanos, no entanto nas cidades brasileiras os gestores públicos não respeitam as normas, não é o caso de estabelecer punição a estes gestores e engenheiros responsáveis.

    Pergunta Respondida
    1
  • Ronaldo Corvo 19:30 02/10/2017

    se existe um projeto de urbanismo que obrigue um modelo de calçada para que seja possível registrar um imóvel, os mais pobres não acabam sendo excluídos de tal situação por não terem como arcar com mais material e mão de obra que o necessário? seria uma forma de segregação do registro de casas?

    Pergunta Respondida
    1
  • Ronaldo Corvo 01:08 29/09/2017

    quais os investimentos em pesquisa e desenvolvimento em relação à acessibilidade para idosos e deficientes? por que não há uma lei rouanet que permita empresas investirem dinheiro em pesquisas científicas que poderiam trazer benefícios para essas pessoas?

    Pergunta Respondida
    1
  • Ronaldo Corvo 01:07 29/09/2017

    se eu quiser importar um equipamento hospitalar que não existe no país para auxilio à acessibilidade de uma pessoa com deficiência, tenho que pagar impostos de importação?

    Pergunta Respondida
    1
  • Ronaldo Corvo 01:05 29/09/2017

    se o objetivo é auxiliar a mobilidade e acessibilidade urbana, por que não há investimento em pesquisas e equipamentos nesse setor? em geral vejo impostos até em cadeira de rodas, por que não há insenção para produtos da para deficientes?

    Pergunta Respondida
    1
Audiência encerrada para participações.

Audiência Pública
4 de Outubro de 2017 às 15:16

Audiência Pública Conjunta das Comissões CDU, CIDOSO e CPD

Transmissão Encerrada (Gravado)
161 visualizações

Pauta

Audiência Pública para "debater a mobillidade e acessibilidade urbana para as pessoas idosas e pessoas com deficiência" com os seguintes convidados:

- Sr. Sérgio Yassuo Yamawaki, Presidente da Comissão de Acessibilidade do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná;

- Professor Ângelo José Gonçalves Bós, Representante do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS);

- Sra. Ana Lúcia Silva, Representante do Conselho Nacional de Direitos do Idoso - CNDI;

- Sr. Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo;

- Sra. Carolina Angélica Moreira Sanchez Gomes, Diretora do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência;

- Sr. Marco Antônio Ferreira Pellegrini, Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SDH/MJ;

- Sr. Haroldo Pinheiro Vilar de Queiroz, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU);

- Dr. Gabriel Guy Léger, Procurador do Ministério Público de Contas do Paraná;

- Sra. Emanuelle Lopes Garrido Alckmin Leão, Gerente Jurídica da Fundação de Apoio em Capacitação e Tecnologia da Informação.

Requerimentos nºs 51/17 e 62/17 (CIDOSO) da Deputada Leandre (PV/PR); nº 176/17 (CDU) do Deputado Givaldo Vieira (PT/ES) e nº 110/17 (CPD) da Deputada Mara Gabrilli (PSDB/SP).

Organizado por

CIDOSO - Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Bate-Papo

  • Ronaldo Corvo : por favor avisem quando forem ler as perguntas 03/10/2017 - 17:18
  • cidoso : Bom dia, Sr. Ronaldo Corvo 04/10/2017 - 08:18
  • cidoso : Obrigada por participar do nosso chat. 04/10/2017 - 08:19
  • cidoso : Suas perguntas serão anotadas e passadas aos expositores na parte final do evento, destinada aos debates. 04/10/2017 - 08:22
Há novas mensagens disponíveis abaixo
Audiência encerrada para participações.