Prezado Ministro, o senhor tem noção de que ao estabelecer que apenas uma parte do Ensino Médio será comum a todos, e que após esse período se dará a separação dos alunos por opções formativas ou ênfases, que inclusive serão oferecidas de maneira facultativa pelos sistemas de ensino, sonegará o conhecimento para a ampla maioria dos estudantes, tal como ocorria no passado?
Senhor ministro, porque permitir pessoas que não tenham licenciatura e só possuem '' notório saber'' a darem aula. O que é notório saber? isso é um despretígio com as licenciaturas.
Pergunto ao Ministro: Porque não retirar a MP 746 e enviar Projeto de Lei com as contribuições das emendas para serem debatidas em Comissão Especial?
A Consulta Pública no e-Democracia tem recebido muitas contribuições que demonstram a necessidade de rever vários artigos que causam impactos negativos no calendário futuro da educação. Já valem como Lei alterando a LDB. É hora de trocar a MP por PL.
Ministro Mendonça Filho, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional já garante aos sistemas de ensino e às escolas flexibilidade na organização do currículo. A MP 746/2016, por sua vez, ao invés de induzir e regular essa flexibilidade, não irá "inflexibilizar" a estruturação curricular na LDB, já que determina o cumprimento, na primeira metade do ensino médio, da obrigatoriedade de se cursar mais de 10 disciplinas tradicionais, semelhante ao que temos hoje, e, na segunda metade, condena o jovem a um único itinerário específico, impossibilitando, por exemplo, o curso de disciplinas isoladas de outras áreas do conhecimento?
Sr. Ministro, V Ex. não considera importante o conhecimento filosófico e sociológico?
Senhor ministro, afinal, as disciplinas de Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física, deixam de ser obrigatórias?
Senhor Ministro, o que significa "educação mais articulada com o mercado"?
Muito se fala sobre reforma no ensino médio, porém, como iremos melhorar a educação desse país, sem nem ao menos realizar debates sérios, sobre a VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR? É preciso salários dignos, e escolas com estrutura digna também.
QUESTÃO: Na carta de Exposição da MP 746/16 é colocado: "Isso é reflexo de um modelo prejudicial que não favorece a aprendizagem e induz os estudantes a não desenvolverem suas habilidades e competências, pois são forçados a cursar, no mínimo, treze disciplinas obrigatórias que não são alinhadas ao mundo do trabalho, situação esta que, aliada a diversas outras medidas, esta proposta visa corrigir, sendo notória, portanto, a relevância da alteração legislativa." Estamos alinhado nossas politicas educacionais somente ao mundo do trabalho? Onde ficam a Educação para Valores Morais, para a Cidadania, para a Crítica? Grato
Eliminando demais disciplinas do currículo do ensino médio, nos leva a imaginar que uma disciplina que trata da ética, por exemplo, não é importante para a formação pessoal/profissional do cidadão, nisto questiono: porque o ente público em todas suas áreas, exige esta prerrogativa "a ética"? sendo que esta, segundo a MP é "opcional".
Ministro Mendonça Filho, o IFPR/Jacarezinho está experimentando um modelo de total flexibilização do currículo, baseado em "unidades curriculares" (cursos temáticos semestrais/bimestrais). O estudante deve cumprir uma carga horária mínima em cada área do conhecimento, mas seu itinerário de formação é composto por uma combinação única, personalizada, de unidades curriculares. Por que esse modelo seria inviável no ensino médio das escolas estaduais?
O fato de algumas escolas não ofertarem todas as areas de conhecimento não agrava a distorção do ensino médio?
Como compatibilizar as propostas do PNE, especialmente nas Metas de Valorização dos/as Professores e indicadores de qualidade do ensino da Meta 7 do PNE com a PEC 55 e a desestruturação prevista na MP 746?
Na proposta de alteração da oferta da disciplina Educação Física houve, no mínimo, um erro material ao trocar a obrigatoriedade para a Educação Básica pela facultatividade, além de inscrever a obrigatoriedade na Educação Infantil! Como estão reagindo os /as gestores/as municipais e a Undime à novidade de terem que suprir as creches e pré-escolas com profissionais de Educação Física?
Levando em consideração a importancia de uma segunda lingua, por que a Lingua Inglesa não é obrigatória desde o primeiro ano de ensino?
A Língua Inglesa deve ser obrigatória a partir do primeiro ano do ensino fundamental, não faz nenhum sentido que o aluno tenha acesso a essa disciplina apenas no sexto ano. Quanto mais cedo ele tiver contato com essa nova experiência, melhor para ele. E melhor para o professor também, que poderá trabalhar de maneira mais profunda.
Se existe tanta preocupação com o orçamento, qual a lógica de um País em crise, sustentar os políticos mais caros do mundo?
Prezados, a MP considera a formação humanística e moral "dispensável", onde acham que o país irá chegar com esses novos profissionais que não terão o mínimo desta formação que consta hoje nos currículos escolares?
As propostas de fomento inseridas do art. 5º ao 9º da MP estão vagos e não se referem aos cálculos de CAQ e CAQi previstos no PNE. Por não terem lastro no FUNDEB e ficar com critérios subjetivos de repasse ensejarão o clientelismo. Pergunto ao Ministro: Porque não retiram a MP e trocam por PL para ser discutido em Comissão Especial para reverter o dano que está causando aos/às gestores/as municipais e estaduais da educação?
Por que não respeitar o trâmite do projeto de lei em discussão na Câmara dos Deputados, visto que é o ambiente legislativo e de interface Estado e Sociedade no Estado Democrático de Direito? Não se justifica uma Medida Provisória para reforma do Ensino Médio.