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Faça sua pergunta ou apoie outra já feita. As perguntas mais votadas serão encaminhadas à Mesa para serem respondidas.

  • Nivaldo Filho 10:10 18/04/2018

    Considerando a alta dinâmica da sociedade, porque a universidade brasileira não cria uma estrutura que viabilize se adequar rapidamente a demandas específicas dessa sociedade? Como fazer isso? O que vem sendo feito a nível governamental para implementar de vez isso?

    Pergunta Respondida
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  • renato vaz 16:45 18/04/2018

    As IES estão espalhadas por todo país e possuem milhões de estudantes, como pode-se incentivar programas de estágio para os alunos graduandos nos orgãos públicos federais, estaduais e municipais? Isso seria bom para os governos e para os estudantes.

    Pergunta Respondida
    2
  • Jenifer De Brum 11:45 18/04/2018

    Os incentivos financeiros para que os projetos sejam desenvolvidos, serão homogênios para todos os projetos? independente da região do estado, algumas com desenvolvimento regional limitados outras mais desenvolvidas.

    Pergunta Respondida
    2
  • Ronaldo Corvo 11:35 15/03/2018

    gostaria de sugerir aos deputados para perceber que não é possível atender todos 100% do tempo perfeitamente, no caso da segurança, se não é possível ter um policial 100% do tempo na porta de casa, por que não facilitar a defesa por parte do cidadão? e tentem aplicar essa lógica para tudo.

    Pergunta Respondida
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  • renato vaz 16:41 18/04/2018

    Assim como acontece com os programas de residência de profissionais de saúde no SUS, há previsão de se fazer programas de "residência" para engenheiros que queiram trabalhar na elaboração e gestão de projetos nos governos municipais e estaduais? O Ministério da Educação pensa nos CDRs desta forma?

    Pergunta Respondida
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  • cedes cedes 15:17 18/04/2018

    Nivaldo, a ideia dos centros de desenvolvimento regional (CDRs) em instituições de ensino superior (IES) é exatamente responder aos problemas apontados por você em sua primeira pergunta, criando vínculos entre necessidades locais e universidades e outras IES.

    Pergunta Respondida
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  • cedes cedes 14:49 18/04/2018

    Complementando. Portanto, dependendo da região podem ser necessários mais recursos ou menos para se alcançar objetivos similares.

    Pergunta Respondida
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  • cedes cedes 14:48 18/04/2018

    Olá, Jenifer. Respondendo às duas questões levantadas. Os incentivos serão definidos de acordo com as demandas e necessidades do território, independente do tipo de IES. Importante destacar que as IES podem participar em projetos conjuntos.

    Pergunta Respondida
    1
  • Jenifer De Brum 11:48 18/04/2018

    Em relação às universidades participantes, serão todas incentivadas, com o mesmo mérito, independente de serem federais,estaduais, comunitárias, confessionais, privadas com lucro? levando em conta que dependendo da região, sofre impactos diferentes, para a permanência do aluno.

    Pergunta Respondida
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  • Nivaldo Filho 11:04 18/04/2018

    Não é democrático que os estudantes das mais diversas áreas do conhecimento da universidade brasileira, sejam restringidos intelectualmente de terem acesso aos teóricos liberais. Há vontade do governo para fomentar a teoria liberal na universidade brasileira? Como pode ser feita?

    Pergunta Respondida
    1
  • Dayane 10:19 18/04/2018

    Uma vez que a universidade é pública e de acesso a todos, porém, por falta de vagas é necessário o vestibular, por que a mesma não possui aulas disponíveis em ambiente 100% online (aos cursos onde é possível, claro) e o cidadão agendaria dentro de um período as provas. Conhecimento e Certificação.

    Pergunta Respondida
    1
  • Cinara Cavalcante 09:11 18/04/2018

    sem perguntas no momento.

    Pergunta Respondida
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Audiência encerrada para participações.

Seminário
18 de Abril de 2018 às 09:42

Seminário Internacional Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: Parcerias, Iniciativas e Perspectivas

Transmissão Encerrada (Gravado)
2236 visualizações

Pauta

PROGRAMA

9h00
MESA DE ABERTURA: INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
- Deputado Rodrigo Maia - Presidente da Câmara dos Deputados
- Deputado Federal Lúcio Vale - Presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES)
- Paulo Speller - Secretário Geral da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI)
- Deputado Federal Vitor Lippi - Relator do Estudo do Cedes "Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios"
- Deputado Federal Danilo Cabral - Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados
- Deputada Federal Marinha Raupp - Presidente da Comissão de Integração Nacional Desenvolvimento Regional e da Amazônia
- Deputado Federal Alex Canziani - Presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação
- Jorge Mário Campagnolo - Diretor do Departamento de Políticas e Programas de apoio a Inovação (MCTIC)
- Geraldo Nunes - Diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC)
- Paulo Barone - Secretário de Educação Superior (SESU/MEC)
- Marcio de Miranda Santos - Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)

ATO: ASSINATURA DO PROTOCOLO DE INTENÇÕES ENTRE CÂMARA DOS DEPUTADOS E CGEE

10h00
MESA 1: IES E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: COOPERAÇÃO E ASPECTOS INSTITUCIONAIS
- Paulo Barone - Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC)
- Antônio Carlos Galvão - Diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)
- Felipe Sigollo - Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação (MEC)
- Marcos Cintra - Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Finep/MCTIC)
- José Ricardo de Santana- Diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTIC)
- Américo Tristão Bernardes - Diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
Adalberto Grassi Carvalho - Diretor Substituto de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC)

Coordenador da Mesa 1 - Deputado Federal Izalci Lucas

11h00
SOLENIDADE DE LANÇAMENTO DE PROJETOS PILOTO DE CENTROS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
A experiência do CDR na região de Campanha / RS
- Cleber Cristiano Prodanov - Pró-Reitor de Inovação da Universidade Feevale, Responsável pelo Feevale Techpark e pela Incubadora Tecnológica da Feevale

Projeto Piloto CDR Distrito Federal
- Deputado Izalci Lucas

Projeto Piloto CDR Triângulo
- Deputado Caio Nárcio
Paulo Barone - Secretário de Educação Superior do (SESU/MEC)

Coordenador da Solenidade: Deputado Vitor Lippi

11h30
BRUNCH

13h30
MESA 2: DIÁLOGO ENTRE PARLAMENTO E IES
- Deputado Federal Vitor Lippi
- Deputada Federal Margarida Salomão
- Gustavo Balduino - Secretário Executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES)
- Francilene Garcia - Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação - (CONSECTI)
- Fábio Edir dos Santos Costa - Representante da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM)
- Joviles Vitório Trevisol - Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP)
- Mariano Laplane - Diretor Executivo de Relações Internacionais da Unicamp
- Bruno Coimbra - Assessor Jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Representante do Fórum das Entidades do Ensino Superior Particular
- Maria Zaira Turchi - Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP)
Benedito Guimarães - Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB)
- José Carlos Carles - Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG

Coordenador da Mesa 2: Deputado Vitor Lippi

16h00
PAINEL: EXPERIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL ASSOCIADO ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: DOS DESAFIOS À CONCRETIZAÇÃO

Experiências Internacionais
- Maurício Serra - Professor do Instituto de Economia da Unicamp

A interação entre a Universidade e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento no Rio Grande do Sul
- Cíntia Agostini - Coordenadora Administrativa do Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates) e Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat)
Desenvolvimento Regional e Distritos Industriais na Itália
- Emilio Beltrami - Especialista em internacionalização empresarial e desenvolvimento territorial
Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs): uma proposta de desenvolvimento regional associado às IES
- Antônio Galvão - Diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)

Coordenador do Painel: Deputado Federal Caio Nárcio

17h30
ENCERRAMENTO

ORGANIZADO POR:
Centro de Estudos e Debates Estratégicos - CEDES

Organizado por

EVENTOS - Eventos

Bate-Papo

  • cedes cedes : Olá! Nosso seminário será apenas no dia 18/04, mas você pode desde agora mandar perguntas na área à esquerda ou votar nas perguntas já feitas. Se você não puder assistir a audiência no dia, não se preocupe! Todas as audiências ficam disponíveis aqui no e-Democracia. Lembrando: as perguntas mais votadas, relacionadas ao tema em discussão, têm mais chances de serem respondidas. Até lá! 13/04/2018 - 14:58
  • Nivaldo Filho : Se também não houvesse doutrinação nas universidades brasileiras, e marxismo, a produção universitária e desempenho internacional seria com certeza melhor. Mas ainda assim está muito fraco. 18/04/2018 - 10:36
  • Dayane : A internet está em quase todo o território brasileiro. Coloquemos as universidades online, e alcançaremos os municípios mais longínquos. 18/04/2018 - 10:45
  • cedes cedes : Bom dia, cidadãs e cidadãos. Estamos registrando as participações e estaremos ao longo do dia com voces 18/04/2018 - 11:03
  • Nivaldo Filho : Bom dia. Para que registrar? 18/04/2018 - 11:05
  • Cinara Cavalcante : Bom dia! Um tema enriquecedor e proeminente, que traz reflexões importantes tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade brasileira. Também sou uma entusiasta quando se trata de inovação e aplicabilidade do conhecimento produzido na academia, ou seja praticidade com celeridade. 18/04/2018 - 11:18
  • Vinicius DE CAMARGO MACHADO : Bom dia, é possível ter as apresentações? 18/04/2018 - 11:31
  • cedes cedes : Sim. Estarão disponíveis no site do cedes www.camara.leg.br/cedes 18/04/2018 - 11:32
  • Vinicius DE CAMARGO MACHADO : Obrigado. 18/04/2018 - 11:32
  • Vinicius DE CAMARGO MACHADO : A Fundação Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Instituição Comunitária de Ensino Superior agradece. 18/04/2018 - 11:33
  • cedes cedes : Agradecemos a participação de vocês 18/04/2018 - 11:44
  • Nivaldo Filho : Que besteira que esse cara tá falando ai... Academia tem tudo a ver o o empreendorismo. A final de contas pra que serve a academia? É pra fazer pesquisa somente, ou é para pesquisar e fazer com que essa seja facilmente implementada na sociedade? 18/04/2018 - 11:45
  • Jenifer De Brum : Pessoal, ainda não entendi a parte da internacionalidade do Seminário. 18/04/2018 - 12:21
  • cedes cedes : Olá, Jenifer. A participação internacional está programada para esta tarde. Obrigado. 18/04/2018 - 14:12
  • cedes cedes : Caro Nivaldo 18/04/2018 - 14:57
  • cedes cedes : Nivaldo, não existe uma corrente teórica específica que determina a organização e o funcionamento dos CDRs. Essa dinâmica é estabelecida em meio à diversidade do pensamento entre comunidade e instituições de ensino superior locais. 18/04/2018 - 15:00
  • cedes cedes : Dayane, já existem programas de governo e iniciativas de universidades que disponibilizam informação e Educação a Distância. Dois exemplos: Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Virtual do Estado de SP (Univesp). 18/04/2018 - 15:05
  • cedes cedes : Cinara, obrigado pela participação. Continue acompanhando os eventos do Cedes e da Câmara e enriquecendo a participação popular junto ao Parlamento. 18/04/2018 - 15:10
  • cedes cedes : Renato, obrigado por suas participacoes. Atualmente, nada impede que os poderes publicos locais oferecam estagios para graduandos. O encontro de demanda e oferta de estagios no setor publico nem sempre ocorre de modo ideal, mas pode ser aprrfeicoado e ampliado sim 18/04/2018 - 16:58
  • cedes cedes : Quanto aos engenheiros, Renato, ha Projetos de Lei no sentido do que o senhor sugere. No entanto, os poderes executivos federal, distrital, estaduais e municipais tambem precisam, cada um, organizar-se administrativamente e prever recursos para isso. 18/04/2018 - 17:07
  • Lívia Leite : Cedes Cedes, há uma forma de termos acesso aos comentários e perguntas dos internautas referentes à mesa de 13h30? 18/04/2018 - 17:41
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