CLP - Comissão de Legislação Participativa
Audiência Pública realizada em 6 de Junho de 2019 às 10:27
Professora Irenisia: quais caminhos de resistência podem ser tomados no enfrentamento a essa antipolítica em voga no País, especialmente no ambiente da Educação?
Há relação entre o crescimento do debate sobre a liberdade de cátedra e o golpe de estado de 2016 no Brasil? Qual o papel das Think Tanks nas estratégias de consolidação ideológica do Projeto Escola Sem Partido no Brasil que visa destruir práticas educacionais libertárias consagradas mundialmente?
Como debater se os professores não falam a verdade, por exemplo, a taxa de mortes por armas de fogo cresceu no governo do PT (estatuto do desarmamento em vigor) e vocês omitem isso. Como debater se o partidarismo impede que se fale a verdade? E se as mulheres estivessem condições de se defender?
A liberdade inclui o direito de "liberdade ao saber", quando vocês pretendem respeitar este direito? A luta do atual governo é por essa liberdade, muitos docentes querem imputar sua opinião como verdade absoluta, gostaria de saber as propostas para combater o partidarismo no ensino?
Em países com educação mais avançada notamos um auto índice de investimento do setor privado, teria como implantar modelos parecidos no Brasil? Assim como ocorre com o Senai/Sebrae teria como termos incentivo ao investimentos direto do setor privado?
Como o orador interpreta as reportagens onde foram divulgadas as festas com vendas de bebidas e drogas nos interiores de universidades públicas divulgadas em rede nacional? Qual nome se daria a isso? Como interpreta os desvios por universidades gestoras como exemplo da responsável pelo museu?