Desde que entendo por gente, a criação de passeriformes existe. Agora com essa possível proibição, a ilegalidade sera elevada ao extremo. Sispass faça uma gestão com responsabilidade que tudo vai bem, e não essa gestão preguiçosa que tens feito ultimamente!
Impedir a reproduçao em cativeiro será o primeiro passo para a extinsao de muitas aves dentre outros animais poisbo desmatamento e o fim do habitat desses animais contribuem ferramente para seu fim. Obrigado.
Temos como exemplo de que a criação, responsável, em cativeiro salva as espécies em extinção, o caso da ararinha azul, não fosse os criadores esta espécie estaria extinta. Porque não aumentar a fiscalização no desmatamento e no tráfico?
Acham certo isso? Preferem proibir que fazer uma gestão com responsabilidade?
Assis Marinho-DF. Mesmo com a criação de passeriformes a captura de pássaros de forma clandestina continua a crescer. Com a proibição o desastre será ainda maior. Temos que investir em educação ambiental desde o ensino básico.
uma das argumentações em defesa do PL é que na ìndia proibiram. Pois bem, se vamos usar outros países como referencia porque nao falarmos da Europa onde temos na ornitologia uma das maiores participações no PIB com geração de receita e empregos? Nossos pássaros são criados no mundo todo!!!
O Brasil está em crise economica e política, a criação de pássaros alem de ser uma arma contra a exitnção é tambem uma atividade economica de enorme potencia. o mercado PET só cresce. Porque não incentivar a criação e gerar empregos ao inves de proibir e acabar com essa atividade economica?
Ao falar em cultura, o representante da Cobrap tem de ter em mente que cultura é um processo mutável, que muda de acordo com o tempo. Já foi aceito, na sociedade humana, que homens fossem escravizados. Hoje não. A cultura do respeito a animais não humanos está evoluindo para o fim do uso de lazer.
Todos os especialistas falam sobre leis e prós e contras à conservação de espécies, mas não há qualquer citação sobre parâmetros de bem-estar para animais em cativeiro. Por quê?
A criação é liberada há muitas décadas, mas muitas espécies criadas comercialmente estão cada vez mais em risco de extinção. Portanto, é uma falácia dizer que a criação comercial preserva as espécies. Algum criador trabalha com soltura de indivíduos? Animal em gaiola não desempenha papel ecológico.
O meio de locomoção dos passeriformes é o voo, logo, é inegável que engaiolá-los restringe em absoluto esse comportamento. Trata-se de evidente maus-tratos, ou seja, fere a 9.605/98, independente se legal ou ilegal. Dessa forma, não é obrigação do poder público de proibir a atividade?
Pergunta aberta a todos: A criação ex-situ é reconhecida mundialmente como uma das armas contra a extinção. Os bicudos, por exemplo, já começam a serem reintroduzidos em alguns estados como SP e MG graças a criação. Qual a fundamentação técnica para uma lei que proíbe algo benefico para preservação?
Pergunta ao representante da Dipro: Com a possibilidade de genotipagem do plantel obrigatória, porque precisamos proibir a criação? Não seria mais fácil melhorar o controle, liberando a criação, exigindo a comprovação genética e liberando inclusive o comercio da produção em ambiente domestico?
Bom dia...Mais uma vez vcs estão procurando o jeito mais fácil para resolver as coisa, ou pelo menos acham que vai resolver... Vocês precisam facilitar o cadastramento via sispass ,ter mais controle técnico da situação,fazer programas de incentivo a reprodução em ambientes domésticos.
Por que as espécies mais comercializadas são as mesmas que são mais traficadas? Se a criação comercial inibisse o tráfico, essa relação seria inversa. Além disso, os dados de falsificação mostram que a criação comercial está envolvida no esquentamento dos animais traficados.
Pelo fato do meio de locomoção dos passeriformes ser o voo, é inegável que engaiolá-los restringe em absoluto esse comportamento. Portanto, trata-se de evidente maus-tratos, ou seja, fere a Lei de Crimes Ambientais, independentemente se a atividade for legal ou ilegal. Dessa forma, não é obrigação d
Ao Senhor Sebastião Roberto (COBRAP).
I – Qual a importância da criação de passeriformes para o meio ambiente e para a economia atualmente?
II – Existe algum projeto de soltura de aves nativas para repovoamento? O Sr. pode citar algum?
Pergunta ao representante do sispass: porque o sispass não está em conformidade com a legislação em vigor? A gestão de fauna é estadual e o sispass não está adequado as legislações estaduais? porque?
Gostaria de fazer uma pergunta ao digno representante da Dipro:
Bom dia ... sou criador amador, ou seja sou um preservacionista da espécie Curió, visto que tenho consciência que ocupamos seu habitat, pois nossas cidades se expandem e as espécies de pequenos pássaros são literalmente extintos... pergunto porque me proibir de salvar está espécie...
Bom dia ... sou criador amador, ou seja sou um preservacionista da espécie Curió, visto que tenho consciência que ocupamos seu habitat, pois nossas cidades se expandem e as espécies de pequenos pássaros sai literalmente extintos... pergunto porque me proibir de salvar está espécie... meus filhos e
Se acabarem com a criação em cativeiro onde que veremos espécies que praticamente só vemos com criadores que ajudam a manter em cativeiro?
Vamos proibir também os cachorros? os gatos ? Cavalos? Peixes? Tudo alguma época foi retirado da natureza, pois algumas especies só existem graças aos criadores.
Boa tarde, a senhores que perseguem quem criar pássaros, é mais perseguir nós, sera que tem algum argumento contra grandes fazendeiros que desmantam os habitats naturais,fora o uso de agrotóxicos matando tudo que vê pela frente, será que tem coragem de argumentares com eles?
Sr. representante da Cobrap: o PL não afirma que as aves em cativeiro devam ser soltas.
Por que não existe nenhum representante de direito animal entre os palestrantes? Apenas pessoas que defendem o fim do projeto, nenhuma que o apoia... Em Brasília há tais representantes. Mesmo que não houvesse, poderiam ter chamado o autor do projeto.
A criação privada, sem fim científico e de conservação deve ser mantida por quê? Como mostraram, os passeriformes são minoria, a gente deveria aumentar o número de pássaros nessa lei. Por que não usar santuários em vez de comércio para conservação? O animal não é um objeto, é uma vida senciente.
Ao Senhor Sebastião Roberto (COBRAP) V - Diante do trabalho de seleção genética promovida por criadores legalizados, há mais de 50 anos, o Sr. acredita que um criador amador tem real interesse em coletar espécies silvestres no meio ambiente e inserir fraudulentamente no plantel?
Poderia esses senhores que querem acabar com criação de animais em cativeiro, ir atrás ďaqules responsaveis por acabar com habitat natural deles, será que tem coragem de encarar grandes fazendeiros etc?
Qual será o destino dessa aves que já estão com seus criadores? Já tem lugar proto pra colocar as aves? Será feito um adaptação pra voltar pra a natureza sendo que foram criadas deste filhote em cativeiro? Quem fará essa adaptação, tem um órgão capacitado? Deste já obrigado! Criar e preservar
A criação amadora de Passeriformes se contaminou com o tráfico de fauna. A Operação Delivery do Ibama comprovou isso. Em 2016,, houve a redução de mais de 90% nas solicitações de anilhas e também de aproximadamente 60% nas declarações de nascimentos realizadas no sistema. Porque manter a atividade?
Ao Senhor Rodrigo Ribeiro Mayrink (perito). I – As anilhas fornecidas atualmente pela empresa CAPRI possui algum sistema de segurança eficaz? O Sr. pode listá-los? II – Com a utilização de aço inox na fabricação das anilhas, existe a possibilidade de alargamento das mesmas sem a sua ruptura?
Ao Senhor Representante do IBAMA. III - Com uma possível proibição da criação de passeriformes em cativeiro, o tráfico de animais tenderia acabar ou aumentar? IV - A falta de fiscalização ou pessoal deve ser motivo preponderante para acabar com a criação de passeriformes em cativeiro?
Ao Senhor Representante do IBAMA. I – O IBAMA possui estrutura (viveiros e alimentação de qualidade) para receber milhares de aves nativas (proveniente de zoológicos e criadores) nos CETAS ? II - Em caso negativo, essas aves serão sacrificadas ?
Aos Senhores Luís Fábio Silveira e Ricardo Bomfim Machado (zoólogos). I – Os criadores amadores possuem um papel importante na preservação de espécies ameaçadas de extinção? II - Quais os impactos ao meio ambiente caso milhares de aves nativas sejam soltas?
Ao Senhor Sebastião Roberto (COBRAP). III - Existe algum projeto de soltura de aves nativas para repovoamento? O Sr. pode citar algum? IV - Os criadores amadores recebem algum subsídio estatal para a criação? Quais são os custos que o criador suporta?
Ao Senhor Sebastião Roberto (COBRAP) III - Existe algum projeto de soltura de aves nativas para repovoamento? O Sr. pode citar algum? IV - Os criadores amadores recebem algum subsídio estatal para a criação? Quais são os custos que o criador suporta?
Eu pergunto.porque uma proibição em vez de fazer um convite aos criadores a se unirem e facilitar as pessoas a adquirir um passarinho legalmente registrado .com redução do custo de manejo ao criadores pra que as pessoas possam adquirir a um preço acessível
Devido ao projeto de lei, em contra partida gostaria que o autor desta PL 3264 , nos relate qual ou quais entendimentos para amenizar o impacto nos setores : Ambiental , Social e Financeiro, pois estes três setores serão muito afetados.
Boa tarde a todos !
Pergunta ao Representante do IBAMA/SISPASS, porque o órgão tentar dificultar ao máximo a criação legalizada no Brasil através de projetos como esse e com decretos e normas contra a criação de pássaros e sua preservação ?
Nobres deputados (as), Amigos criadores a preservação e criação não é um dever, mais sim obrigação de todos nós cidadãos do Brasil e do Mundo... sendo assim, não ao projeto de lei que acaba com a preservação e criação de novos pássaros silvestres e exóticos do grande BRASIL !!
Se for realmente proibir a criação em ambiente doméstico eu queria saber o que vcs vão fazer com milhares aves nascidas em ambiente doméstico e também o que faram com milhares de pessoas empregadas em vários setores comerciais ligada a esse ramo que hoje só traz benificio a economia brasileira?
Nobres deputados (as) ,Amigos criadores e simpatizantes da criação devidamente legalizada, sou Criador e venho nesse trabalho de criação e Reprodução de pássaros silvestres a mais de 30 anos, não sei se estava em um sonho ou em um grande pesadelo, mais chegue a conclusão que daqui alguns anos não e
O que vao fazer vom os passaros se a criacao for proibida?
O Brasil vem cumprido os tratados internacionais, onde diz que, os participantes do referido, devem incentivar a criação em cativeiros?
Bom Dia...